• glecillacolombelli

Sequência Didática e Plano de Aula: Qual a diferença?

Professor, você sabe a diferença entre Sequência Didática e Plano de Aula?

Essa compreensão é muito importante para que possamos nos planejar durante o semestre (e ano) e também durante nossas aulas. Podemos dizer que a sequência didática é várias aulas em que vamos construindo um conceito e conteúdo com os alunos. É um passo a passo com os alunos até atingir o objetivo planejado pelo docente. Podemos definir a sequência didática como: um conjunto de atividades pedagógicas organizadas e articuladas para ensinar determinado conteúdo. E qual a importância de realizar / aplicar uma sequência didática, em especial, no ensino de física?


A sequência didática trabalha o conteúdo gradualmente, passo a passo, e isso contribui para que os alunos construam seu conhecimento sobre determinando assunto e não apenas receba a informação pronta. Além do que, durante a execução da sequência didática o docente pode utilizar diferentes formas de abordar o conteúdo, por exemplo, debates, experimentos, leitura de trechos de livros, vídeos, dentre outros; e isso contribui para que o conhecimento atinja a sala como um todo, pois cada um aprende de uma maneira diferente.


Por fim, o plano de aula, como o próprio nome diz, é um plano de uma única aula. No plano de aula deve constar o que será dado na aula de 45 minutos, por exemplo, diferentemente da sequência didática que são várias aulas.



Posts recentes

Ver tudo

18/06: Dia do Químico

No dia 18 de junho comemora-se o Dia do Químico, profissionais indispensáveis para o desenvolvimento da ciência e das tecnologias da nossa sociedade. Mas, por qual razão o dia 18 de junho é considerad