• glecillacolombelli

Quem é Márcia Cristina Bernardes Barbosa?

Em 2020, Márcia Barbosa foi mencionada pela ONU Mulheres como uma das sete cientistas que moldam o mundo [1]. Você conhece essa professora e pesquisadora brasileira?


Ela é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), diretora da Academia Brasileira de Ciências e membro da Academia Mundial de Ciências. Em 2013, Márcia foi contemplada com o Prêmio L’Oréal-UNESCO para Mulheres na Ciência cujo objetivo é promover a posição das mulheres na ciência ao reconhecer pesquisadoras de destaque que contribuíram para o progresso cientifico [2].

Márcia tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Ela e seu grupo estudam as anomalias da água e no uso de suas anomalias para processos físicos e biológicos [3].

Juntamente com a sua pesquisa sobre a água Márcia também estuda sobre o baixo número de mulheres na pesquisa, em especial, na carreira acadêmica. Ela ganhou a Medalha Nicholson da American Physical Society em 2009 pelo estudo das questões de gênero na ciência. Em 2016, por sua atuação pela pós-graduação, ganhou o Prêmio Anisio Teixeira da Capes e por seu trabalho em prol da ciência recebeu em 2018 da presidência da república a Medalha do Mérito Científico como comendadora.

De forma sucinta, Márcia é uma pesquisadora brasileira que luta pela igualdade de gênero na ciência, busca sempre incentivar meninas nesta área e atua brilhantemente no ramo da física da matéria condensada.

Referências:

[1] https://www.unwomen.org/en/news/stories/2020/2/compilation-seven-women-scientists-who-shaped-our-world


[2] https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2020/02/21/professora-da-ufrgs-e-uma-das-sete-cientistas-que-contribuem-com-o-mundo-em-lista-da-onu-mulheres.ghtml


[3] Currículo Lattes. Márcia Cristina Bernardes Barbosa. Disponível em:<http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781480T6>. Data de acesso: 06/04/2021.

Posts recentes

Ver tudo

18/06: Dia do Químico

No dia 18 de junho comemora-se o Dia do Químico, profissionais indispensáveis para o desenvolvimento da ciência e das tecnologias da nossa sociedade. Mas, por qual razão o dia 18 de junho é considerad