• glecillacolombelli

QUAL A RELAÇÃO ENTRE O ÁLCOOL EM GEL E A ENFERMEIRA LUPE HERNANDEZ?

Atualmente, o álcool etílico a 70 % (tanto na forma em gel quanto em líquido) vem sendo muito utilizado pela população como forma de higienizar, por exemplo, as mãos, produtos, superfícies em geral, para evitar a contaminação pelo vírus da COVID-19.


Em especial, o álcool em gel a 70 % é muito utilizado pela população e estabelecimentos comerciais, pois é uma alternativa rápida e segura para quem está sem acesso a água e sabão.


E você, sabe quem inventou o álcool em gel?


A invenção do álcool gel foi feita por uma mulher chamada: Lupe Hernandez (Figura 1 [1]).


Figura1: Foto de Lupe Hernandez Referência [1]


Lupe Hernandez é de origem latina e estudou enfermagem em Bakersfield, nos EUA [2]


Ela criou o álcool em gel com o intuito de ter uma solução para os profissionais de saúde que garantisse a higienização das mãos quando água e sabão não estavam disponíveis [3]. Não há muitas notícias sobre essa cientista na internet em geral ou em artigos científicos.


Na matéria “Lupe Hernandez, a criadora do álcool gel, é celebrada pela Turma da Mônica “da revista Veja Saúde diz que a Lupe Hernandez ganhará uma homenagem do Maurício de Sousa no projeto Donas da Rua (veja o pôster de Lupe Hernandez na Figura 2) [3]. Esse projeto homenageia a história de grandes personagens femininas da história, por exemplo, Marie Curie, Ada Lovelace, a jogadora de futebol Formiga, dentre outras. Em especial, nesse período de pandemia de Covid-19, o projeto está justamente homenageando nas áreas de ciência e saúde.


Figura 2: Homenagem do projeto Donas da Rua do escritor Maurício de Sousa à Lupe Hernandez [3]


Referências:


1 - http://sergs.org.br/2020/04/02/post5647/Acesso em: 29 de junho de 2021


2-https://www.hypeness.com.br/2020/03/uma-mulher-latina-estudante-de-enfermagem-inventou-o-alcool-gel/ Acesso em: 29 de junho de 2021


3 - https://saude.abril.com.br/blog/tunel-do-tempo/lupe-hernandez-a-criadora-do-alcool-gel-e-homenageada-da-turma-da-monica/ Acesso em: 30 de junho de 2021



Posts recentes

Ver tudo