• glecillacolombelli

Qual a metodologia da sua pesquisa?

Durante a graduação começamos, muitas vezes, a nos envolvermos com pesquisa (seja na forma de projetos de extensão, iniciação cientifíca, trabalhos de conclusão de curso, dentre outras). E caso você siga para um mestrado e doutorado a pesquisa fará parte da sua rotina por alguns anos. Logo, uma das perguntas que devem nortear o seu trabalho é: qual a metodologia, isto é, o método de pesquisa que será empregado para estudar determinado assunto?


Primeiramente deve-se entender que método é o caminho para se realizar alguma coisa, isto é, a metodologia que você escolher leverá você a percorrer os caminhos para a sua pesquisa. Observando que quando se tem o caminho, torna-se mais fácil realizar a pesquisa (é como ir viajar: se conhecemos o percurso a viajem será mais tranquila, pois sabemos onde e como chegar).


Agora que sabemos o que é método temos que conhecer quais são os métodos / metodologias de pesquisa. Aqui vou falar de três: qualitativo, quantitativo ou quali-quantitativo.


De acordo com Pereira et al. [1] os métodos qualitativos são aqueles os quais é importante a interpretação por parte do pesquisador com suas opiniões sobre o fenômeno em estudo [1]. Os dados da pesquisa podem ser obtidos por meio de questionários com questões abertas e / ou com questões fechadas que podem ser de múltiplas escolhas e / ou que utilizam a escala Likert (para saber mais sobre a escala Likert veja a referência 1 página 67). Uma caracterisitica importante da metodologia qualitativa é que o foco de ateção para o pesquisador é compreender o que o entrevistado pensa, conhece, espera, sobre o objeto de estudo da pesquisa.


Já na pesquisa quantitativa busca-se realizar um tratamento estatístico com os dados obtidos. De acordo com [1]:

Nos métodos quantitativos, faz-se a coleta de dados quantitativos ou numéricos por meio do uso de medições de grandezas e obtém-se por meio da metrologia, números com suas respectivas unidades. Estes métodos geram conjuntos ou massas de dados que podem ser analisados por meio de técnicas matemáticas como é o caso das porcentagens, estatísticas e probabilidades, métodos numéricos, métodos analíticos e geração de equações e/ou fórmulas matemáticas aplicáveis [grifo nosso].

Observe que tanto os métodos qualitativos quanto quantitativos não se excluem, muitas vezes, eles podem ser complementares e tem-se uma metodologia mista, ou seja, quali-quantitativa.


Alias, em ambas as metodologias citadas anteriormente, é preciso que tenha uma quantidade suficiente de dados para ser considerada como um estudo estatístico válido [1] (de forma geral, até cerca de um terço em relação ao total pode ser um valor razoável [1]).


Referência:


[1] PEREIRA A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [free e-book]. Santa Maria/RS. Ed. UAB/NTE/UFSM.


Posts recentes

Ver tudo