• vv.ribeiro

Qual a diferença entre Contaminação e Poluição?

É comum vermos manchetes sobre diversos ambientes naturais contaminados e poluídos em notícias de grandes veículos de comunicação. Mas, é importante sabermos que, do ponto de vista técnico, esses dois termos são diferentes! Há frequentemente na mídia uma confusão sobre esses termos. Não só na mídia, até especialistas se equivocam. Então, é comum que a população também se confunda com esses termos, muitas vezes os utilizando como sinônimos. E você, conhece a diferença entre Contaminação e Poluição?


Considerando que na natureza existem diversas substâncias, a Contaminação acontece quando a concentração de alguma substância específica, que é perigosa ao ambiente, está mais alta que os níveis considerados naturais. Ou seja, pensando nos metais, que já estão presentes na natureza... Quando aumentamos a concentração deles nos ambientes, ao descartar inadequadamente latas de alumínio por exemplo, aumentamos sua concentração esperada para um determinado ambiente natural. Então, os contaminamos com as latinhas.


Vale ressaltar que muitas substâncias são sintéticas, como plásticos, ou seja, não existiam na natureza e foram então produzidas em laboratórios ou indústrias. Então, qualquer concentração dessas substâncias e materiais na natureza é considerada contaminação. É isso, uma latinha de alumínio pode ou não contaminar um ambiente, mas uma tampinha de plástico com certeza contamina! Mas... isso não vale como desculpa para descartarmos inadequadamente um item mais do que outro. Não devemos descartar nenhum item de forma inadequada!




Então, o que faz um ambiente ser poluído, ao invés de contaminado?


As principais diferenças da Contaminação para a Poluição são as legislações e a capacidade de causar efeitos e danos aos organismos. Então, um ambiente é poluído por alguma substância quando a concentração desta está acima do que é aceitável na lei e/ou causa efeitos e danos aos organismos. Então, se a latinha que descartamos fizer com que a concentração de alumínio passe do aceitável na lei ou impacte algum animal, poluímos aquele ambiente. Quanto aos resíduos plásticos, ainda se discute qual é a concentração que deve ou não ser aceitável em lei.

Portanto, a confusão entre os termos Contaminação e Poluição são sutis e parecem inofensivas, mas precisamos ter clareza sobre esses conceitos, para analisarmos de forma crítica nossa interação como sociedade com os ambientes naturais e as notícias que recebemos sobre eles. Quando diferenciamos estes termos, conseguimos melhor visualizar o panorama do ambiente natural que estamos discutindo!


Por fim, deixo esta notícia da UOL de 2019 sobre o derramamento de óleo nas praias do Nordeste Brasileiro. Será que esta notícia deveria utilizar mesmo a palavra Contaminação?






Posts recentes

Ver tudo