• glecillacolombelli

PLATAFORMA PhET: o que é?

PhET significa (em inglês) Physical Education Tecnology e, de forma sucinta, é uma plataforma de simulações das seguintes áreas da ciência: física, química, matemática e biologia. O PhET foi desenvolvido pela Universidade do Colorado Boulder (EUA) e é de autoria do físico Carl Wieman, ganhador do prêmio Nobel de física de 2001, juntamente com Eric Allin Cornell.

Esta plataforma de simulações gratuitas está sob licença Creative Commons Attribution (CC - BY) que permite que o seu conteúdo seja compartilhado, copiado e redistribuído de forma gratuita.

Os simuladores do PhET são ferramentas didáticas excelentes para os professores utilizarem em sala de aula, em especial, nesta época de pandemia onde os alunos não têm acesso a laboratórios (ou quando a escola não possui um local apropriado e recursos para experiências cientificas). As simulações podem ser facilmente manipuladas por alunos e professores e também permitem que sejam manipuladas as variáveis de entrada das simulações sem maiores dificuldades e com isso os alunos podem explorar os experimentos e investigar situações extremas que mesmo em um laboratório não seriam possíveis.

As simulações do PhET estão alocadas no site https://phet.colorado.edu/pt/. A figura 1 mostra a página inicial do site do PhET. Quando você clica no tópico SIMULAÇÕES (circulado na figura 1 em azul) você tem acesso as áreas da ciências que a plataforma tem simulações.

Figura 1: Página inicial da plataforma PhET

(Fonte: https://phet.colorado.edu/pt_BR/ Acessado dia 16 mar. 2021).


Caso você entre no ambiente de simulações da área da física você terá acesso as simulações dessa área da ciência, ver figura 2. Observe que há vários tópicos abordados, tais como: Movimento, Som e Ondas, Trabalho e Energia, Fenômenos Quânticos, dentre outros. Para iniciar a simulação, basta clicar sobre o conteúdo desejado e você será encaminhado a página onde poderá realizar o download ou iniciar a simulação.

Na plataforma PhET os professores, por exemplo, também compartilhar e utilizar atividades realizadas por outros profissionais, para tal, basta realizar um cadastro.



Figura 2: Simulações de Física na plataforma PhET

(Fonte: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/filter?subjects=physics&type=html&sort=alpha&view=grid. Acessado dia 16 mar. 2021).


As simulações são muito importantes no ensino, pois auxiliam aos docentes a trabalharem com os alunos temas mais abstratos da área das ciências.


Posts recentes

Ver tudo

18/06: Dia do Químico

No dia 18 de junho comemora-se o Dia do Químico, profissionais indispensáveis para o desenvolvimento da ciência e das tecnologias da nossa sociedade. Mas, por qual razão o dia 18 de junho é considerad