• glecillacolombelli

Plano de Aula e Plano de Ensino: qual a diferença?


Muitas vezes quando começamos a carreira de professor não lembramos ou não sabemos qual a diferença entre plano de aula e plano de ensino. E conhecer a diferença entre os dois é de suma importância para o desenvolvimento e organização das aulas, em especial, para as aulas de ciências, que muitas vezes envolvem práticas experimentais que demandam mais de aula.


O plano de ensino (também chamado como plano de curso) é um roteiro organizado sobre as unidades didáticas que serão objetos de estudos de uma disciplina durante um ano ou semestre letivo dependerá da escola. No plano de ensino há alguns componentes como: objetivos da disciplina, os conteúdos que serão ministrados durante o ano ou semestre letivo, as estratégias de ensino e as formas de avaliação.


Já o plano de aula é o plano de uma única aula, ou seja, é um detalhamento de um dos conteúdos previstos no plano de ensino. No plano de aula o docente deve colocar o tema da aula, os objetivos gerais e específicos da aula, definir os procedimentos de ensino, indicar os recursos que serão utilizados naquela aula e estabelecer quais serão os procedimentos de avaliação para aquele conteúdo ministrado.Observe que quanto mais detalhado for seu plano de aula mais chances desta ocorrer com fluidez e organização.


Conhecer as diferenças entre os dois tipos de planos e saber utilizá-los contribuí tanto para o docente quanto para o aprendizado dos discentes.

Posts recentes

Ver tudo