• Maria Júlia

O Auto de São Lourenço: catequização dos povos indígenas no Brasil em forma de teatro

O padre Jose de Anchieta foi um marco na historia do Brasil. O autor escreveu inúmeras obras dentre elas o teatro catequético e medieval, O auto de São Lourenço, escrito em 1586 em Niterói, Rio de Janeiro. A obra trilíngue, nos idiomas português, espanhol e tupi guarani, teve como objetivo a evangelização e catequização dos índios no pais.


Jose de Anchieta aborda a questão da moral e do pecado em sua Literatura Jesuítica sobre o que os índios podiam ou não fazer de acordo com a doutrina Católica. A historia relata São loureço, padroeiro dos índios e São Sebastiao, padroeiro do Rio de Janeiro, que visavam defender a tribo dos indígenas que seria atacada por três demônios, que representavam a soberba, astucia, traição para colocar o pecado na aldeia. Os santos e o anjo os impedem. A pratica da bebida, vícios, adultério, canibalismo e guerras com outras tribos eram pecados não permitidos pela religião Católica.


São Lourenço morre queimado sobre grelhas em costume das aldeias que matavam seus inimigos queimados e depois praticavam o canibalismo. Os imperadores da época romana motivam o martírio de São Lourenço, o anjo pede para que os demônios afoguem os imperadores Decio e Valeriano como castigo pelo martírio. Ao final em procissão numa festa cantada em tupi - guarani doze meninos índios representando os doze apóstolos de Jesus Cristo e também a valorização da cultura indígena que também era costume haver festas com danças e cânticos.



FOTO: Disponível em: https://www.google.com/urlsa=i&url=https%3A%2F%2Ftalentospedagogicos.blogspot.com%2F2019%2F05%2Foautodesaolourenco.html&psig=AOvVaw3C0Ihcmo3wKcUMde034Zc&ust=1627074522561000&source=images&cd=vfe&ved=0CAsQjRxqFwoTCMiNZDL9_ECFQAAAAAdAAAAABAD. Acesso em : 22 jul 2021.



O teatro e as artes são imagéticos, o lúdico e o pedagógico encantam o público, consiste na importância do explicar, entender e comunicar, é produto histórico-cultural, mais frequente nas universidades e atualmente esquecido pelas escolas do Brasil. O teatro busca valorizar a produção artística dos artistas seja de um bairro, cidade ou região, incentiva a pesquisa e organizar um pequeno festival artístico, com os artistas da região dentro da escola abre janelas para o interesse dos alunos no meio artístico e incentiva a aproximação da comunidade com a escola.


Referencias


ANCHIETA, José de. Auto de São Lourenço. Copyright© 2000/2003 Virtualbooks

Virtual Books Online M&M Editores Ltda. Pará de Minas - MG

„


Posts recentes

Ver tudo