• glecillacolombelli

Elas na Ciência – Aprenda através do lúdico!

De acordo com o dicionário Michaellis [1] podemos definir lúdico da seguinte forma: “relativo a jogos, brinquedos ou divertimento; relativo a qualquer atividade que distrai ou diverte; na pedagogia: relativo a brincadeiras e divertimentos, como instrumento educativo”.


Assim, aprender e ensinar utilizando o lúdico é motivador, pois proporciona ao estudante interagir com os demais colegas e com o próprio professor, gerando empatia. Além disso, o lúdico estimula a criatividade, o pensamento crítico e a colaboração. O lúdico pode ser através de jogos online, de cartas, teatro, caça palavras e palavra-cruzadas, aulas temáticas, dança, dentre outros; o importante é aliar ensino com diversão, entretenimento e conhecimento. Então, por que não utilizarmos o lúdico nas aulas de Física?

Um exemplo de como utilizar o lúdico no ensino de Física, em especial, sobre a história de grandes mulheres cientistas, são os jogos desenvolvidos pelo projeto Elas na Ciência (site: http://bitgirls.dcc.ufmg.br/elas-na-ciencia/index.html). De acordo com a página inicial deste site:


“O Elas na Ciência foi uma iniciativa criada por participantes do projeto Bytes & Elas com o propósito de manter vivo o legado de grandes descobertas e de suas grandes pesquisadoras. ”


Esse projeto busca conscientizar sobre os trabalhos científicos e a coragem das mulheres cientistas (em especial, as mulheres do passado que, muitas vezes, foram esquecidas ou apagadas da história da ciência) [2].


Os jogos disponíveis no site do Elas na Ciência são: Ajude Marie (Figura 1), Quem sou eu? (Figura 2) e Jogo da Memória (Figura 3).


Figura 1: Mini Jogo Ajude Marie



Figura 2: Mini Jogo Quem sou eu?



Figura 3: Jogo da memória


No jogo Ajude Marie o jogador deve ajudar a cientista Marie Curie a coletar o elemento químico Rádio (representado por pedras azuis). Nesse jogo, o docente pode abordar a história da radioatividade, assim como a história dessa cientista brilhante (sem trocadilhos aqui). Já no jogo Quem sou eu? o objetivo é testar o conhecimento do jogador com relação as mulheres na ciência e suas trajetórias. Com este jogo o docente pode trabalhar com os alunos a história da ciência e também discutir o porquê muitas vezes a jornada e brilhantismo dessas cientistas foram apagados. Já no jogo da memória o jogador pode aprender ou revisar sobre algumas das mulheres que fizeram história na ciência.


Referências:


[1] Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/ludico/. Acesso em 19 abr. 2021


[2] Elas na Ciência. http://bitgirls.dcc.ufmg.br/elas-na-ciencia/index.html Acesso em: 26 abril de 2021.

Posts recentes

Ver tudo