• glecillacolombelli

Afinal, o que é Física?

A Física é um dos campos da ciência que desde o século dezenove é dividida em campos, por exemplo, temos o campo da biologia que estuda os organismos vivos, o campo da química que estuda a interação entre os elementos químicos e compostos, o campo da astronomia que estuda os corpos celestes, dentre outros. Essa divisão da ciência em campos (ou áreas) de estudo não significa dizer que elas são independentes, ao contrário, elas dependem umas das outras. É mais uma questão de organização e didática.


A palavra Física tem origem grega e significa natureza. Logo, podemos dizer que a Física é uma ciência que tem como objetivos estudar os componentes e o comportamento da matéria, assim como suas interações mútuas, ou seja, a Física estuda os princípios que governam os movimentos de partículas e ondas, as propriedades de átomos, elétrons e núcleo, os sistemas macroscópicos como gases, líquidos e sólidos e, além disso, estuda também o espaço e o tempo. Portanto, como o significado do seu próprio nome nos diz, a Física estuda a natureza e seu comportamento.


Esta ciência é dividida nos seguintes ramos: Mecânica, que estuda os movimentos dos corpos (por exemplo, o movimento dos planetas, causado pelas interações gravitacionais); Termodinâmica, que, de forma sucinta, estuda as leis que regem as relações entre calor, trabalho e energia; Acústica, que estuda o som (por exemplo, as ondas sonoras); Ótica, que estuda a luz e seu comportamento; Eletromagnetismo, que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações; e, por fim, temos o ramo da Física Moderna, que surgiu com a descoberta dos raios X por Wilhem Röntgen e com a descoberta da radioatividade pelo casal Marie e Pierre Curie.


Por que eu escorrego em um piso encerrado ou molhado com água e sabão? Por que o céu é azul? Ou ainda, por que alguns materiais são isolantes enquanto outros são condutores? São questões do nosso cotidiano que a Física responde. Outras questões como: Há outras dimensões além das quatro dimensões de espaço-tempo (x, y, z, t) já conhecidas? Ou ainda, o que é a matéria escura que compõe o universo? São exemplos de perguntas que ainda se encontram em aberto neste campo da ciência.


A Física está presente no nosso cotidiano e compreendê-la é fundamental para entendermos o mundo ao nosso redor.


Referências:

ALONSO, M., FINN, E. J. Fisica: um curso universitário. Blucher, 2016. 2.ed. v.1.


TIPLER, P. A.; MOSCA, G. Física para cientistas e engenheiros: mecânica, oscilações e ondas, termodinâmica. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. v. 1.

Posts recentes

Ver tudo