• Maria Júlia

9 de junho: dia nacional da Imunização, vacinar é se proteger!


O Dia Nacional da Imunização tem como objetivo divulgar a importância das vacinas, tanto para o indivíduo como para a saúde coletiva. Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções. Ao entrarem no organismo, as vacinas, que possuem moléculas mortas ou atenuadas, fazem com o que o sistema imunológico reaja e produza os anticorpos necessários à defesa contra os agentes, o que torna o corpo imune a eles e às doenças que eles causam.


O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil é reconhecido em todo o mundo. São mais de 300 milhões de doses anuais distribuídas em vacinas, soros e imunoglobulinas, fatos que contribuíram, por exemplo, com a erradicação da varíola e há mais de 20 anos a da poliomielite, além da redução dos casos e mortes derivadas do sarampo, da rubéola e várias outras doenças.


O PNI define os calendários de vacinação considerando a situação epidemiológica, o risco, a vulnerabilidade social e possui orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e povos indígenas. Todas as doenças prevenidas pelas vacinas que constam no calendário, se não for adequadamente cumprido, inúmeras doenças podem voltar a se tornar recorrentes no país. Nesse sentido ressaltamos a importância de acompanhar o calendário de vacinação, principalmente para gestantes, crianças e se encontra disponível no site do Ministério da saúde.


Esta data também reforça a campanha de imunização contra a Covid - 19 onde parte da população em geral ainda não tomaram a segunda dose da vacina. Segundo o Consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, 23,42% da população brasileira recebeu a 1ª dose que corresponde a 50,44% das doses recebidas pelos estados e apenas 10,87 % receberam a 2ª dose da vacina, correspondente a 23,43% das doses recebidas pelos estados.


Diante de um cenário onde milhares de vidas já se perderam devido a pandemia do corona vírus a vacinação é a forma mais eficaz contra a doença e na redução da propagação do vírus assim como, o vírus da gripe, Influenza tipo A (H1N1) cuja vacinação acontece anualmente. Estudos mais recentes sobre a Covid -19 irão comprovar se algumas vacinas precisarão de uma terceira dose. Os indicadores que fornecem informações sobre os vacinados contra a Covid - 19 são coletados pelo consórcio de veículos de imprensa, por canais do G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.



FOTO: https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/pni/

Referências


Biblioteca Virtual em Saúde, MINISTERIO DA SAUDE. 09/06 - Dia da Imunização. Disponível em : http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2459-09-6-dia-da-imunizacao. Acesso em: 08 de jun 2021.

CAMPANHA, Programa Nacional de Imunizações. Disponível em: https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/pni/o-que-e.html. Acesso em: 08 de jun 2021.

Posts recentes

Ver tudo

18/06: Dia do Químico

No dia 18 de junho comemora-se o Dia do Químico, profissionais indispensáveis para o desenvolvimento da ciência e das tecnologias da nossa sociedade. Mas, por qual razão o dia 18 de junho é considerad