• Maria Luiza Valeriano

5 experimentos científicos para crianças

A ciência é um pilar fundamental numa sociedade. Todos os grandes cientistas um dia foram crianças curiosas, assim, não há como saber quantas crianças podem se tornar o próximo César Lattes


Logicamente, cientistas se formam fazendo ciência. Para estimular crianças nessa jornada, é necessário mostrar como a ciência é interessante e como elas podem produzí-la. Brincadeiras simples são o caminho para tal. Confira cinco experimentos científico para crianças:


1. Areia movediça


A produção do líquido não-newtontiano pode ser feito em diversas escalas, seja em uma bacia ou num copo. Esse experimento instiga muitas perguntas e proporciona um conhecimento sensorial.




Como fazer: Misture em um recipiente um copo de amido de milho e o dobro de água.


2. Flores coloridas


Esse experimento ensina sobre o botânica de uma forma simples. A criança irá entender de onde a planta puxa seu alimento e como as substâncias alteram suas pétalas.




Como fazer: Coloque em um copo água com corante alimentício ou anilina e em seguida uma flor branca. Outra maneira é a da flor de diversas cores, nesse caso corte o caule em quatro fitas até a metade e insira cada uma em um copo de coloração diferente. Depois de um dia, as pétalas mudarão de cor.


3. Germinação do feijão


Entender processos e questionar como ocorrem é uma parte importante do método científico. A germinação do feijão é ótimo para analisar em casa e compreender melhor a biologia de formas de vidas diferente da humana. Além disso, também ensina sobre paciência.




Como fazer: Em um pote de vidro transparente, coloque um feijão em um algodão úmido e aguarde para ver ele germinar.


4. Círculo de cores


Esse experimento é baseado no disco de Newton e ensina sobre luz. Nele, você mostra como a cor branca é a junção de todas as cores do especftro luminoso. Por isso, quando as cores se sobrepõem rapidamente, enxergamos branco.




Como fazer: Recorte um círculo de 15cm de diâmetro de papel sulfite. Use uma régua para dividi-lo em seis fatias iguais. Pinte cada uma com as cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo. Corte outro círculo do mesmo tamanho e cole os dois juntos. Em seguida, faça dois furos opostos pertos do centro. Corte um fio de barbante de 90cm e dobre no meio. Passe cada ponta do fio até a metade pelos buracos e amarre a ponta. Agora, gire o disco até torcer os fios e em seguida puxe rapidamente.


5. Sons visuais


Ondas sonoras não são vistas por nós, mas podemos manipular o ambiente para que as crianças consigam compreender o conceito.




Como fazer: Em uma tigela, estique papel filme nas bordas. Despeje granulado nessa superfície e fale perto da tigela. Assim, poderá ver o granulado movimentar com seus sons.

Receba nossas atualizações