• glecillacolombelli

18/06: Dia do Químico

No dia 18 de junho comemora-se o Dia do Químico, profissionais indispensáveis para o desenvolvimento da ciência e das tecnologias da nossa sociedade. Mas, por qual razão o dia 18 de junho é considerado o dia do químico?


Foi em 18 de junho de 1956 que o então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, assinou a Lei Nº 2.800, também conhecida como “Lei Mater dos Químicos”. Com essa lei foram criados os Conselhos Federal e Regionais de Química que dispõe sobre o exercício da profissão de químico, e dá outras providências (1). Logo, essa comemoração tem como objetivo relembrar e celebrar as conquistas realizadas pela categoria durante esses 65 anos, assim como valorizar e divulgar os trabalhos realizados pelos químicos.


Em especial, durante a pandemia da COVID-19 vimos uma parte do trabalho realizado por esses profissionais que, como destacou o presidente do Conselho Federal de Química, José de Ribamar Oliveira Filho, em 2020 (2):


“Tão importante quanto os profissionais cujo trabalho é facilmente verificado é a atuação daqueles que nem sempre se percebe: por trás de todos os produtos, existem responsáveis técnicos, e esses são fiscalizados por nós. Se não zelamos pela qualidade dos insumos, por exemplo, quem se prejudica é a sociedade. Os materiais médicos, por exemplo, são feitos de elementos químicos, o gás oxigênio usado nas UTIs, tudo, absolutamente tudo passo pelo crivo de qualidade dos profissionais da Química”.

Pode-se destacar também o trabalho dos químicos durante esta pandemia quanto a fiscalização de produtos como o álcool gel e de outros produtos sanitizantes; e ainda:


“na elaboração de informes técnicos como a cartilha sobre o uso adequado da água sanitária na prevenção à Covid-19; na elaboração de notas técnicas, como a que o CFQ construiu em conjunto com a Abipla, Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes, alertando quanto aos riscos inerentes à utilização de cabines e túneis de desinfecção que estavam sendo instalados em diversas partes do Brasil para pulverizar produtos químicos sobre pessoas, sem que houvesse estudos técnicos que comprovassem a eficácia de tais estruturas. A nota serviu de embasamento a manifestação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mesmo sentido” (2)

Assim, queremos desejar a todos os profissionais desta área: Parabéns!!


Referências:


1 - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l2800.htm Acesso em: 15 de junho de 2021


2-http://cfq.org.br/noticia/dia-do-quimico-64-anos-depois-muito-a-comemorar/. Acesso em: 16 de junho de 2021


Posts recentes

Ver tudo